quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Cliente - Prazer em conhecer! - O que desejam e quantos clientes potenciais acessam à Internet.

Olá pessoal!! Hoje vamos falar sobre o perfil do nosso cliente potencial na Internet. Sobre o que ele deseja quando está na frente de sua telinha e qual é o mercado potencial para os produtos e serviços que temos no mercado. 
Pretendo fazer outros posts na linha de marketing digital, mas esse é o primeiro passo, apresentar os números, pois como costumo dizer, contra fatos e dados não há argumentos.
O consumidor é de carne e osso, e quando vem para a Internet, tem alguns objetivos claros:

O consumidor busca informação 

As ferramentas de busca estão disponíveis para que ele possa pesquisar desde uma simples informação sobre um tema atual, ou uma reportagem, até as últimas pesquisas cientificas sobre qualquer tema. Não estamos aqui julgando as fontes, mas simplesmente descrevendo um comportamento.




Quem tem acesso à Internet não compra nada sem antes pesquisar. As informações são inúmeras e mesmo que o consumidor não compre pela Internet, pois normalmente tem a opção de um televendas, ela pode e vai influenciar sua decisão de compra. 

O consumidor busca diversão

Na busca por diversão, o consumidor acessa jogos on-line, sites de piadas, vídeos, acompanha blogueiros, You Tubers e outros tipos diferentes de sites. Esse perfil atinge muito o público jovem que além de jogar se comunicam e formam grupos para se divertir, conversar e jogar pela Internet 
Nesse meio tempo, são bombardeados com centenas de anúncios tentando influenciar sua decisão de compra.
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O consumidor acima de tudo estabelece relacionamentos

Um dos grandes fenômenos da Internet vem sendo o boom das mídias sociais. Inúmeros relacionamentos são constituídos em diversos meios e de acordo com o perfil de cada pessoa. Hoje você encontra mais seus amigos no Facebook do que em qualquer lugar.Seu cliente também.
Inúmeras mídias, para todos os perfis estão disponíveis para que você conheça novas pessoas, reencontre pessoas (longe, ou perto) ouça opiniões sobre temas que tem dúvida ou interesse, que conheça o comportamento de outras pessoas e que se reúna, converse, estude, namore, enfim vários relacionamentos são estabelecidos nesses canais.
Vale lembrar que as mídias sociais são um conceito amplo e que englobam tanto as redes sociais, quanto os blogs e outros sites colaborativos.
Nesse segmento não podemos deixar de citar as ferramentas de comunicação instantânea, como Skype, mesanger, Whatts app e outras... Eles substituem com louvor a telefonia tradicional, principalmente entre os mais jovens.
Agora que já falamos um pouco sobre o que os consumidores buscam ao acessar a Internet, vamos conhecer o tamanho desse público e o potencial desse mercado.
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Lembre-se: hoje apesar de atender cerca de 98% dos domicílios brasileiros a mídia televisiva ainda tem um custo proibitivo para a maioria das empresas do país, mas a Internet não. Ela está disponível em grande parte dos domicílios brasileiros e vem crescendo sua participação em todas as classes sociais, como veremos a seguir:

Dados do Consumidor 

Antes de começar essa parte, informo que retirei da estatística a classe A, pois essa já tem mais de 99% de atendimento em todos os itens que vamos falar abaixo. 
A classe A é a mais exigente, mas tem o mesmo comportamento descrito anteriormente e uma alta exigência de qualidade, pois na maioria das vezes pode pagar por isso.
Conforme mostram as pesquisas, o número de computadores e telefones celulares cresce a cada ano. Esse crescimento ocorre em todas as classes sociais.

  • Na classe B - cerca de 85% dos domicílios possuem computadores, laptops ou tablets, enquanto 99% possuem celulares e 82% desses domicílios possui acesso à Internet.
  • Na classe C - 49% dos domicílios possuem computadores, laptops ou tablets, enquanto 95% possuem celulares e 48% desses domicílios possuem acesso à Internet
  • Na classe DE- 12% % dos domicílios possuem computadores, laptops ou tablets, enquanto 78% possuem celulares e 14% desses domicílios possuem acesso à Internet.

Ainda cabe observar um ponto interessante e que deve despertar a atenção dos marketeiros de plantão. Na classe DE, 50% do acesso à Internet é de origem móvel, enquanto nas outras classes sociais, o maior percentual de participação da rede móvel é de 30% (B). Esse fenômeno nos mostra a força potencial da mobilidade, que não pode ser esquecida na estratégia de marketing digital de qualquer empresa.
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Agora que você já conhece um pouco do consumidor digital, só falta definir sua estratégia, considerando as informações acima para transformar esse consumidor em seu cliente. Segmente seu público e mãos à obra.
Se quiser conhecer um pouco mais como podemos ajudar sua empresa a definir uma estratégia de marketing digital, envie e-mail para: ferreirinhalopesana@gmail.com e solicite um contato.
Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário e escreva algum tema que você ache interessante para que possamos colocar no ar. 
Obrigada
Abraços e até a próxima.
Os dados estatísticos - fonte: CETIC - 2014

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